Alemanha quer margem para motores a combustão após 2035 na UE
País pede regra para que carros que funcionem com combustíveis neutros em CO2 sejam vendidos na Europa após 2035
A Alemanha pediu à União Europeia que proponha regras que permitam que carros com motor a combustão que funcionam com combustíveis neutros em CO2 sejam vendidos na Europa após 2035, data em que todos os veículos novos vendidos na região terão que ter zero emissões.
Aprovada recentemente pelo parlamento europeu, a nova regra de transição energética estipula que os veículos novos vendidos na região da União Europeia terão que ser carros elétricos a bateria, movidos a célula de combustível de hidrogênio ou qualquer outra tecnologia de emissão zero.
A exigência é de que até 2035 as montadoras alcancem um corte de 100% nas emissões de CO2 dos carros novos vendidos, seria impossível vender novos veículos movidos a combustíveis fósseis no bloco de 27 países.
O conjunto de medidas tem como objetivo central combater as mudanças climáticas, se apoiando principalmente nas vendas de carros elétricos. No entanto, a Alemanha busca uma alternativa para que veículos com motor de combustão interna que utilizem combustíveis sintéticos ou limpos também possam ser vendidos após 2035.
"A comissão deve apresentar uma proposta de como os combustíveis eletrônicos podem ser usados, ou como os motores de combustão que são operados com combustíveis neutros para o clima podem ser organizados", disse o secretário de Estado dos Transportes da Alemanha, Michael Theurer.
Na verdade, o secretário explicou que a Alemanha estava convencida de que os carros elétricos a bateria são o "caminho a percorrer", mas que também queria ver outras possibilidades zero emissões sendo apoiadas.
"Precisamos de tecnologia de hidrogênio [célula de combustível] e também de combustíveis sintéticos, especialmente em veículos pesados, no transporte de caminhões", disse.
Alega-se que os combustíveis sintéticos (e-fuels) podem ser feitos usando emissões de CO2 capturadas – com a ideia de que isso equilibra o CO2 emitido quando o combustível é queimado, de modo que o combustível de uma forma geral é "neutro em CO2" – eles estão sendo desenvolvidos para permitir que versões modificadas de motores de combustão continuem a ser usadas.
Dessa forma, a UE irá estudar a proposta para que veículos que funcionem com combustíveis neutros em CO2 podem ser vendidos após 2035, desde que isso esteja em conformidade com as metas climáticas.
Fonte: Euractiv
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